Descargas:
Informações gerais
Palavras-Chave
Azeite, saúde, doenças cardiovasculares, virgem, extra, lampante, Dieta Mediterrânica, variedades, gordura
Nível
Informações gerais
O azeite pode ser definido como uma gordura líquida a 20ºC. obtida diretamente a partir do fruto da oliveira. Apresenta uma cor amarelo dourado e o seu aspeto deve ser líquido, oleoso e translúcido, sem sedimentos. O azeite é considerado a base da Dieta Mediterrânica. É cultivado e utilizado desde aproximadamente 4000 b. C. De acordo com a regulamentação europeia, os tipos de azeite são os seguintes:
- Azeite extravirgem é o que apresenta maior qualidade. É obtido a partir da primeira prensagem da azeitona no seu estado óptimo, apenas por métodos mecânicos. É maioritariamente composto por ácido oleico (78%), um ácido monoinsaturado.
- Azeite virgem, também extraído por métodos mecânicos, mas utilizando azeitonas em condições não tão ideais, ou seja, podem ter algumas lesões externas.
- Azeite lampante, que, embora não seja consumido pelo homem, é feito com azeitonas que apresentam lesões externas e estão sujeitas a processos físicos e químicos. É altamente ácido e necessita de ser refinado para consumo. Uma vez refinado, o azeite lampante poderia ser consumido. É frequentemente misturado com uma percentagem de azeite virgem para obter a categoria intitulada "azeite", que se apresenta comercialmente sob dois rótulos, azeite suave e azeite intenso.
- Óleo de bagaço de azeitona, feito com a azeitona residual, após ter sido submetida a processos mecânicos. É extraído com solventes e também misturado com azeite virgem, sendo utilizado principalmente para fritar.
A Itália e a Espanha são os maiores consumidores de azeite extravirgem na União Europeia. Outros países europeus como Portugal, Grécia, Espanha e Itália são de longe os países onde o azeite é mais consumido, tanto para cozinhar, temperar, refogar, fritar, e brasear, como para conservar alimentos.
Descrição
O azeite pode ser definido como uma gordura líquida a 20ºC. obtida diretamente a partir do fruto da oliveira. Apresenta uma cor amarelo dourado e o seu aspeto deve ser líquido, oleoso e translúcido, sem sedimentos. O azeite é considerado a base da Dieta Mediterrânica. É cultivado e utilizado desde aproximadamente 4000 b. C.
Rótulo
Benefícios
O azeite virgem extra apresenta várias vantagens. É rico em ácidos gordos monoinsaturados saudáveis e contém grandes quantidades de antioxidantes com propriedades benéficas para a saúde. Além disso, oferece propriedades anti-inflamatórias, e tem sido amplamente descrito como um alimento saudável para a prevenção de doenças cardiovasculares, sendo utilizado em ensaios clínicos com resultados muito positivos.
O azeite deve ser a nossa principal fonte de lípidos devido às suas elevadas propriedades nutricionais. Pode também ser utilizado para cosméticos.
Produtos Representativos
Azeite virgem extra obtido a partir das seguintes variedades principais de azeitona: Arbequina, Picual, Hojiblanca (Espanha), Carpallese, Canino, Biancolilla (Itália), Koroneiki and Conservolia (Grécia), Carrasquenha, Branquita, Cobrançosa, Cordovil de Castelo Branco, Galega de Évora, Maçanilha Algarvia (Portugal).
Riscos
Nem todos os tipos de azeite têm as mesmas propriedades. Por exemplo, o óleo de bagaço de azeitona é extraído com solventes. Apesar do facto de o azeite manter as suas propriedades organoléticas a altas temperaturas devido ao seu elevado ponto de fumo, existe um risco de formação de compostos tóxicos se reutilizarmos o azeite na fritura.
O azeite deve ser armazenado a temperaturas entre 15°C e 18°C, protegido da luz e do calor, e bem vedado, para evitar oxidação e ranço.
Mais referências
https://www.tuasaude.com/beneficios-do-azeite/
https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/tem-nocao-do-bem-que-o-azeite-lhe-faz