O Pesto, receita original de Itália, é qualquer tipo de molho frio resultante do esmagamento de ingredientes frescos, geralmente misturados com azeite e queijo ralado (usualmente queijo Parmesão ou queijo duro de ovelha).
O nome de Pesto vem da forma como o mesmo é confecionado, uma vez que pestare, em italiano, significa esmagar.
O Pesto é usado principalmente para temperar massas, mas pode ser usado como um molho para outros fins, ou como uma pasta para barrar, ou ainda, como ingrediente para outras receitas.
O Pesto mais conhecido é o de Génova, feito com manjericão fresco, pinhões, alho e queijo Pecorino (queijo italiano feito de leite de ovelha; é um queijo duro, compacto e salgado, com sabor intenso).
A partir da versão italiana original, várias outras versões do Pesto podem ser elaboradas, como a receita apresentada nesta ficha, original da cidade de Trapani, na costa oeste da Sicília. O Pesto Trapanês, com é conhecido, é baseado em ingredientes locais da região: tomates frescos, amêndoas (um produto típico da Sicília), alho, manjericão e azeite.
Na sua forma mais tradicional, os ingredientes do Pesto eram amassados com uma pedra; atualmente esta é substituída por uma liquidificadora ou outro robot de cozinha.
Para evitar que o Pesto escureça (em virtude do contacto dos produtos com o ar e sob ação das lâminas), deve confirmar que o azeite cobre todos os ingredientes.