Formação

A comida tradicional como património cultural    Reproduzir o áudio
Módulo 1, Unidade 1, Nível Avançado


Descargas: DocX

Informações gerais
Palavras-Chave

Comida tradicional, património cultural, legado, GPI, DOP

Nível

Avançado

A comida tradicional como património cultural
Descrição
A alimentação tradicional é um bem precioso de uma comunidade, região ou nação. Há vários séculos que cada país tem vindo a desenvolver um vasto repositório de conhecimento sobre como alimentar as pessoas de uma forma agradável e apropriada, utilizando os produtos e meios que estão à sua disposição. Este conhecimento inclui agricultura e pecuária, técnicas de conservação e preparação, e receitas que têm sido criadas, transmitidas e melhoradas ao longo de muitas gerações.
Rótulo
Dificulty/time required   Cultural heritage / international recognition   Cheap / affordable / expensive   Similar products / recipes   Flag of the country associated   Flag of the country associated   Flag of the country associated   Flag of the country associated  
Benefícios
Os alimentos tradicionais têm múltiplos benefícios:

- Benefícios para a saúde: os alimentos tradicionais são naturais e pouco processados, utilizam conservantes naturais, tais como sal, especiarias, óleo, ou fumo, excluindo assim meios químicos ou industriais para a sua conservação e preparação. Além disso, uma dieta tradicional contribui para reduzir a obesidade, prevenir o cancro e outras doenças.

- Benefícios para as economias locais: ajudam a manter a agricultura e o gado autóctone, gerando trabalho e sendo a base para o desenvolvimento de novas empresas, tais como o turismo rural e gastronómico, rotas culturais, comércio local, etc.

- Benefícios para as sociedades rurais: promove o desenvolvimento económico destas zonas, o que contribui para fixar a população nas regiões, evitando o abandono das zonas rurais.

- Benefícios para o ambiente: o cultivo tradicional local preserva a qualidade da terra, utiliza menos água e energia e evita o transporte de alimentos entre territórios distantes.

- Benefícios para a identidade cultural dos povos e regiões: devido ao seu valor intrínseco como património que diferencia os territórios e aumenta a consciência da identidade das comunidades e dos povos.
Produtos Representativos
Todas as variedades naturais e locais de produtos hortícolas, raças e alimentos característicos de uma região ou território, especialmente os representados na pirâmide alimentar mediterrânica.
Riscos
Não Aplicável
Mais referências
http://www.dietamediterranica.pt/?q=pt/node/1
https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_Dieta_Mediterranica.pdf
https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-cultural-imaterial-em-portugal/dieta-mediterranica
https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2015/04/Dieta-Mediterrânica-em-Portugal.pdf

Ajude-nos a melhorar em 2 minutos
Formulário de Validação para Formadores    Formulário de Validação para Estudantes