Descargas:
Informações gerais
Secagem
Desidratação
Liofilização
Palavras-Chave
Conservação, secagem, desidratação, liofilização, preservação de alimentos, calor, frio, humidade, água, vácuo, temperatura, tempo
Nível
Informações gerais
A secagem e a desidratação são métodos de preservação de alimentos que necessitam de aplicação de calor para a remoção da humidade. A liofilização é um método de preservação de alimentos que precisa de aplicação de frio para a remoção da humidade.
Secagem
A secagem elimina parcialmente a água livre presente no alimento, diminuindo assim o seu teor de humidade. A fruta, a carne, o bacalhau e as especiarias são exemplos de produtos alimentares que podem utilizar a secagem. Em ambiente profissional, a secagem pode ser feita com recurso a um forno ou a uma estufa. O tempo de secagem difere consoante a espessura e a humidade existente no produto, assim como a temperatura selecionada. Quando aplicamos esta técnica de forma artesanal, ao ar livre, as condições ambientais, como o vento e a temperatura não são controlados, pelo que requer uma atenção regular até à conclusão do processo.
Desidratação
A desidratação é um método de conservação que elimina a totalidade de água livre presente no alimento, sendo o seu teor de humidade próximo de 0%. Neste processo, as condições ambientais são controladas através da utilização de desidratadores, tanto em ambiente profissional, como doméstico. A desidratação tem como finalidade conservar os alimentos por longos períodos. Exemplos de alimentos utilizados regularmente e sujeitos a este processo são: frutas, cogumelos, tomate, ervas aromáticas. Para assegurar a qualidade do produto, o embalamento em vácuo deve ser feito utilizando tabuleiros ou caixas adequadas, ou inserindo gás inerte.
A matriz alimentar, o formato de apresentação ou corte do produto, e a temperatura influenciarão o tempo e o processo de secagem e desidratação.
Liofilização
A liofilização é um método de conservação que consiste no congelamento rápido do produto (a temperaturas inferiores a -50°C) e, seguidamente, à eliminação da água livre no produto por sublimação. Esta técnica é operada sob vácuo, permitindo que o gelo mude diretamente do estado sólido para gasoso sem passar por uma fase líquida. A sua utilização tem como fim reduzir as perdas dos componentes voláteis e termo-sensíveis. O objetivo deste método é a estabilização dos produtos através de várias etapas durante o processamento: congelação, sublimação, secagem a vácuo e armazenamento. Este método é utilizado essencialmente na indústria alimentar, e pode ser utilizado em frutas, produtos hortícolas, carnes e café solúvel, entre outros.
Descrição
A secagem e a desidratação são métodos de preservação de alimentos que necessitam de aplicação de calor para a remoção da humidade. A liofilização é um método de preservação de alimentos que precisa de aplicação de frio para a remoção da humidade.
Rótulo
Benefícios
A secagem e a desidratação têm como objetivo inibir a atividade microbiana e reduzir a atividade enzimática. A aplicação destas técnicas permite aumentar o prazo de validade dos produtos alimentares, facilitar o armazenamento devido ao menor volume, preservar a cor e os aromas naturais, sendo ainda possível serem desenvolvidas sem adição de conservantes ou de açúcares.
Determinados produtos previamente secados ou desidratados, para se lhes aumentar o prazo de validade, podem ser hidratados novamente para consumo no seu formato original, como, por exemplo, o feijão e o grão de bico.
Os benefícios da liofilização incluem a simplificação do meio asséptico, a maior estabilidade de pó seco, como o café ou o leite, a remoção de água sem aquecimento excessivo do produto, bem como a ausência de alteração química das substâncias suscetíveis à detioração pelo calor ou perda de constituintes voláteis. Adicionalmente, a liofilização confere uma maior resistência à propagação de microrganismos.
Os três métodos aumentam as opções para o consumidor, fazendo com que produtos fora de época, como é o caso dos cogumelos desidratados, mantenham a sua qualidade. Além disso, poderão ainda representar uma forma de reduzir o desperdício alimentar.
Produtos Representativos
Secagem: fruta (ameixa, maçã, tâmara e uva), leguminosas (ervilhas, favas e lentilhas), especiarias (alecrim e salsa), peixe (bacalhau).
Desidratação: fruta (maçã, ananás, dióspiro, morango e manga), gelatina.
Liofilização: fruta (maracujá, kiwi, ananás e maçã), produtos hortícolas (cenoura, brócolos e tomate), marisco (camarões), cogumelos, leite e café.
Riscos
Na preparação dos produtos alimentares através dos métodos de secagem, desidratação e liofilização, a qualidade da embalagem e o seu acondicionamento são fatores críticos para a manutenção do baixo teor de humidade para evitar contaminação do produto por micro-organismos.
A gestão do controlo da temperatura é imprescindível para determinar as características finais do produto (sabor, odor, textura, cor), com base, por exemplo, na perda de compostos voláteis, desnaturação de proteínas, ou formação de camadas endurecidas à superfície.
Mais referências
- https://www.cozinhatradicional.com/glossario-de-culinaria/#m
- https://www.aboca.com/pt-pt/produzimos/ciclo-de-producao/liofilizacao
- https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/2138/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
- https://www.preparaenem.com/quimica/liofilizacao-alimentos.htm