Descargas:
As técnicas de amassar
Palavras-Chave
Amassar, massa, comida tradicional, pão caseiro, pizza, farinha, elaborado
Nível
As técnicas de amassar
Existem diferentes técnicas de amassar que podem ser feitas da forma tradicional (com a utilização das mãos) ou com as amassadeiras disponíveis no mercado. Independentemente da técnica utilizada, o objetivo de todas elas é o mesmo: desenvolver a proteína de glúten através do ato de amassar, o que permitirá esticar e trabalhar bem a massa para lhe dar a forma desejada, sem que se parta ou rasgue, e conseguir uma textura macia e esponjosa.
Para assegurar um bom processo de amassar, devem ser seguidos os seguintes passos:
- Misturar bem a farinha, levedura (seja natural, química, sopa, etc.), sal e água numa tigela (devemos pesar os ingredientes para ter uma proporção exata; ir a referências para ver um exemplo de ingredientes para a massa de pão).
- Quando os ingredientes estiverem bem misturados na tigela, pegamos na massa e colocamo-la na bancada (que podemos polvilhar com farinha para que a massa não cole) e começamos a trabalhar a massa. Existem várias técnicas de amassar, tais como a dobra francesa, o raspador de massa, o método garra ou apenas a dobra básica, que implica pegar na massa de um lado e esticá-la o mais possível e depois enrolá-la ou dobrá-la para a esticar novamente. O processo deve ser repetido até que a massa fique elástica, lisa e sem grumos.
- A massa pode ser amassada durante curtos períodos de tempo, deixando-a descansar (10-15 min) numa tigela coberta com um pano húmido. Isto permite que o glúten se forme e que a massa cresça graças ao fermento.
- Quando a massa estiver completamente lisa, firme e não se colar à superfície ou às mãos do cozinheiro, precisa de ser moldada numa bola, levantando-a e deixando-a cair. Se mantiver a sua forma, a massa está pronta.
Depois de pronta, a massa pode agora ser moldada em qualquer forma.
Descrição
A técnica de amassar é uma técnica tradicional que tem vem sendo usada há centenas de anos.
Como o próprio nome sugere, esta técnica permite fazer massas para pão, pizzas, tortas, pastelaria, massa folhada e sobremesas caseiras. Os principais ingredientes são farinha, sal, água e levedura. A principal função de amassar é misturar uma série de ingredientes até formarem uma massa homogénea, lisa, elástica e sem grumos.
Dependendo do tipo de massa preparada, também podem ser adicionados açúcar e ovos, no caso de massas doces para sobremesas, ou óleo quando se faz uma pizza.
Rótulo
Benefícios
Como qualquer comida caseira, os benefícios para a saúde de amassar e cozer pão caseiro, por exemplo, são muito maiores do que quando comprados no supermercado. Obviamente, a qualidade dos ingredientes pode ser controlada, e, porque é mais natural, permanecerá macia e tenra por mais tempo. Também será benéfico para a digestão e, se houver qualquer tipo de intolerância ou alergias, a receita pode ser adaptada, garantindo que não será prejudicial para a saúde.
Produtos Representativos
Farinha, pão caseiro.
Riscos
É de notar que o pão caseiro tem uma duração mais curta, o que implica que pode ficar mais duro ou bolorento mais rápido do que o habitual.
Mais referências
https://www.masterclass.com/articles/kneading-techniques
https://www.thespruceeats.com/kneading-dough-bread-baking-for-beginners-427562
https://www.bbcgoodfood.com/recipes/easy-white-bread
https://www.busbysbakery.com/hand-knead-dough-techniques/
https://www.youtube.com/watch?v=5ZqJyalYqKU
https://bakerpedia.com/processes/kneading/
https://www.dixiecrystals.com/blog/different-types-of-dough
https://chefqtrainer.blogspot.com/2019/12/4-types-of-mixing-method-for-pastry.html
https://www.youtube.com/watch?v=NOzRfoNWCMQ