Tarte au sucre é uma tarte recheada com açúcar e creme. É uma torta muito típica de Namur, no sul da Bélgica, elaborada também na França e na Holanda (Suikertaart) com algumas pequenas variações.
Ingredientes:
Para a massa:
- farinha branca 250 gr
- leite, morno, 1 dl
- manteiga sem sal, derretida, 50 gr
- açúcar, 20 gr
- fermento fresco (12 g, ou 6 g se seco)
- ovo, 1
- sal, uma pitada
Recheio:
- açúcar*, 250 gr
- natas frescas, 1 dl
- ovos, 2
1. Prepare a massa: dissolva o fermento no leite; misture bem a farinha e o açúcar, adicione o leite e misture; adicione o sal, o ovo e a manteiga derretida.
2. Amasse bem numa superfície enfarinhada, deixe repousar, tapada, durante 1 hora e meia.
3. Estenda a massa com um rolo, numa superfície enfarinhada, até ficar com 3-4 mm de espessura; forre o fundo de uma forma de tarte, bem untada com manteiga.
4. Polvilhe o açúcar na massa crua; bata os ovos com as natas e distribua a mistura sobre o açúcar
5. Cozinhe a torta em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 20-25 minutos
*Açúcar: a receita tradicional belga utiliza Cassonade, um açúcar mascavado em pó obtido por uma mistura de xaropes de frutas e vegetais, difícil de encontrar fora da Bélgica. Em alternativa, podemos utilizar açúcar mascavado ou branco.
Em Portugal, a tarte de pastel de nata é muito semelhante à tarte au sucre. Contudo, a receita de tarte mais conhecida é a de amêndoa, confecionada em todo o país. Tarte de alfarroba, de figo, ou de maçã, são outros exemplos de sobremesas deliciosas que fazem parte da herança culinária mediterrânica.