Carne de porco, amêijoas, coentros, batata, azeite, vinho, ervas aromáticas.
Nível
Avançado
Elaboração
Esta receita típica do sul de Portugal combina carne de porco e amêijoas, com tempero de vinho e ervas aromáticas.
Diz a lenda que a sua origem remonta ao tempo de ocupação muçulmana e à necessidade de demonstrar a conversão ao Cristianismo, ingerindo carne de porco. Há igualmente indicações de que seria originária do Algarve, uma região perto do mar, justificando assim a utilização da amêijoa. No entanto, é a região do Alentejo que fixou a designação desta receita, possivelmente porque a carne era de elevada qualidade, dado que os animais eram alimentados a bolota e a pasto. A castanha, alimento abundante na região, foi substituída mais tarde por batata.
Corte a carne (lombo ou pá de porco) em cubos e deixe marinar numa taça com vinho branco, dentes de alho, louro, sal, massa de pimentão e pimenta durante pelo menos 4 a 6 horas.
Caso utilize amêijoas frescas, coloque-as em água e sal para perderem a areia durante pelo menos 2 horas. Descarte todas as que não abrirem. Passe as restantes por água corrente e reserve.
Escorra a carne; em uma panela, refogue a carne em azeite ou banha de porco, até dourar. Transfira para um recipiente e reserve.
Descarte as folhas de louro e o alho da marinada, adicione na panela, mexa bem para misturar todos os restos; acrescente tomate maduro descascado e picado. Ferva durante alguns minutos. Junte as amêijoas e coentros frescos picados, sacudindo a panela coberta com tampa algumas vezes, em lume brando. Acrescente a carne refogada.
Corte batatas aos cubos, frite e escorra. Misture delicadamente com a carne e as amêijoas. Deixe ferver 2 minutos. Acrescente coentros ou salsa picada e sirva de imediato.
Esta receita pode ser elaborada algumas variações, nomeadamente acrescentar o tomate maduro e a banha de porco na marinada. A amêijoa pode ser substituída por berbigão.
Descrição
Rótulo
Benefícios
Esta é uma receita da gastronomia do Sul de Portugal, revivendo a cultura tradicional. Os ingredientes utilizados são ricos em proteínas, com a ingestão adicional de vitaminas dos produtos hortícolas frescos, como a vitamina C e A. Os coentros frescos e a salsa fresca constituem importantes fontes de potássio, que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, controlado a hipertensão. Ajudam também a controlar o colesterol e a glicose no sangue, evitando a diabetes e o AVC. A salsa, além das propriedades referidas para os coentros, combate a retenção de líquidos. O azeite extravirgem é um importante antioxidante e ajuda a proteger o sistema cardiovascular.