Descargas:
Informações gerais
Hábitos da dieta Mediterrânica
Palavras-Chave
Dieta Mediterrânica, saúde, pirâmide alimentar, composição, consumo, frequência
Nível
Informações gerais
The Mediterranean diet (MD) is a lifestyle with a protective of human health and the ecosystem. The first graphic representation of the food groups starts with the food wheel in 1970, later the food pyramid emerged. The Mediterranean diet is based on the traditional cuisines of Greece, Italy, Portugal, Spain and other countries of the Mediterranean Sea.
Hábitos da dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica (DM) é um estilo de vida que protege a saúde humana e o ecossistema. A primeira representação gráfica dos grupos alimentares começou com a roda dos alimentos em 1970 e, mais tarde, surgiu a pirâmide alimentar. A DM tem por base as cozinhas tradicionais da Grécia, Itália, Portugal, Espanha e outros países do Mar Mediterrâneo. Na pirâmide da DM predominam hábitos saudáveis em comparação com outras pirâmides alimentares (SENC, 2020): a importância das refeições em família à mesa, da partilha de conversas, e a utilização de produtos tradicionais e locais que são sustentáveis. A hidratação é um dos hábitos mais importantes a considerar. O consumo de água, entre 1,5 e 2 litros por dia, depende das necessidades hídricas de cada pessoa. O consumo de vinho predomina em relação a outras bebidas fermentadas.
O azeite virgem extra é o cerne da dieta, situando-se numa posição central da pirâmide, sendo a principal fonte de lípidos. A pirâmide da DM aconselha o consumo em abundância de produtos hortícolas e fruta fresca de pelo menos 5 porções ao dia e reduz o consumo de hidratos de carbono (1 a 2 porções - pão, massa e arroz de preferência na sua versão integral). Destaca-se a utilização de alho e cebola, juntamente com especiarias e frutos secos (1 a 2 porções). Recomenda o consumo diário de produtos lácteos como iogurte e queijo, especialmente se tiver pouca gordura. Indica o consumo de pescado em abundância (>2 porções) e ovos com moderação (2 a 4 porções). A carne vermelha, doces e bolos só devem ser consumidos ocasionalmente (<2 porções).
Descrição
A Dieta Mediterrânica (DM) é um estilo de vida que protege a saúde humana e o ecossistema. A primeira representação gráfica dos grupos alimentares começou com a roda dos alimentos em 1970 e, mais tarde, surgiu a pirâmide alimentar.
A DM tem por base as cozinhas tradicionais da Grécia, Itália, Portugal, Espanha e outros países do Mar Mediterrâneo.
Rótulo
Benefícios
A pirâmide da DM é uma ferramenta para a educação e saúde pública. Tem diferentes níveis, onde se indica, de forma gráfica e simples, os alimentos a serem consumidos e a sua frequência. A pirâmide da DM está adaptada à comida local e tradicional dos países que partilham esta cultura e hábitos.
As recomendações desta pirâmide reforçam os benefícios da DM, tais como a prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, doença de Alzheimer, depressão e asma. A DM não é apenas uma dieta alimentar por si só, mas um estilo de vida que combina sociabilidade, tecnologia culinária, atividade física, juntamente com recomendações de quantidade e frequência de consumo de alimentos.
Produtos Representativos
Fruta, produtos hortícolas, pão, alho, cebola, leguminosas, frutos secos e sementes, azeite extra virgem, queijo e iogurte.
Riscos
A pirâmide da DM tem mais de 10 anos e, portanto, a informação deveria ser atualizada. Além disso, o topo da pirâmide deveria ser removido. Embora o consumo dos produtos colocados no topo seja ocasional, são incluídos e aconselhados pela pirâmide da DM, por isso seria recomendado ter um gráfico sem o topo.
Outro risco da pirâmide alimentar pode ser a sua má interpretação. Trata-se de uma representação gráfica com símbolos e números específicos de porções diárias recomendadas. Alguns autores propuseram outras formas de representação gráfica, como a roda dos alimentos ou um prato.
Mais referências
http://www.fpcardiologia.pt/a-piramide-da-dieta-mediterranica/
http://www.fpcardiologia.pt/o-conceito-de-dieta-mediterranica-e-piramide-alimentar-mediterranica/
https://actaportuguesadenutricao.pt/wp-content/uploads/2018/01/n11a02.pdf