Confitar é uma técnica de cozedura a baixa temperatura em que os alimentos são cozinhados colocando-os em gordura (óleo, manteiga, gordura animal). Nesta técnica, o mais importante é controlar a temperatura e garantir que o líquido nunca ferve, pelo que necessitaremos de um termómetro de cozedura ou de um roner. (para mais informações sobre como cozinhar com o roner, consulte o Módulo 4, Nível Avançado, Unidade 2).
Para confitar, temos de limpar muito bem os alimentos (removendo as gorduras desnecessárias da carne), encher a panela com a gordura que vamos utilizar (suficiente para cobrir os alimentos), introduzir os alimentos que vamos cozinhar, adicionar as especiarias com as quais queremos aromatizá-los (muito típico do confitar, pode ser tomilho, folha de louro, cravinho, casca de citrinos ou especiarias e sal) e cozinhar a uma temperatura entre 50° e 90°, embora a temperatura dependa do que vamos cozinhar (para mais informações sobre a temperatura dos alimentos consulte as referências adicionais).
Tradicionalmente, o confit era utilizado para cozinhar pato, coelho ou leitão, mas atualmente podemos cozinhar carne, pescado e produtos hortícolas e obter pratos deliciosos, uma vez que a gordura, as ervas e as especiarias adicionam aroma e sabor aos alimentos.
Também podemos confitar fruta, mas, neste caso, temos de utilizar açúcar e água em vez de óleo. (para mais informações, consulte as referências adicionais).